Marketing de Experimentação

0

Sabemos que com o passar do tempo, as estratégias para captação e fidelização de clientes mudaram bastante

Tivemos estratégias focadas em produto, em promoções, grandes varejistas exibindo constantes propagandas e buscando a melhor forma de vender.

Hoje sabemos que é preciso se relacionar com o cliente, estar mais próximo, oferecer não apenas o produto, mas também apresentar seus valores, para que os consumidores avaliem se estão alinhados com as políticas de cada companhia.

Alguns exemplos:

A PUC-RS, oferece diversos cursos de especialização e MBA; são cursos pagos, com certificação e muito conteúdo bacana.

Para quem ainda não tem certeza do que cursar após sua formação, se ainda há uma certa dúvida, ou se não tem dinheiro no momento, mas gostaria de saber um pouco mais, eles oferecem trechos desses cursos de forma gratuita. É como se uma das matérias de alguma pós-graduação estivesse disponível gratuitamente, e você pode fazê-la sem ter que pagar nada.

Eventualmente, você pode gostar do conteúdo e isso ajuda a tomar sua decisão para escolher a instituição de ensino, ou quando estiver com melhor condição financeiro, já vai ter conhecido mais o sistema de ensino.

Vemos também marcas de colchão dando 100 dias para os clientes testarem seu produto (isso mesmo, você utiliza por mais de 3 meses o produto), e caso não seja de seu agrado, pode devolver o colchão e obter seu dinheiro de volta.

O Boticário é outro exemplo de empresa que usa o marketing de experimentação. Quando lança um creme hidratante por exemplo, distribui milhares de amostras grátis. Isso reforça a marca e ajuda a fidelizar clientes, além de contribuir para que mais pessoas conheçam seus lançamentos.

Um fator importante!

É necessário pensar em alguma forma de mensurar os resultados. Ainda que eles não sejam tão palpáveis, questionar se houve um feedback positivo dos clientes, se a experiência aproximou mais clientes, se gerou algum tipo de relacionamento, quais expectativas foram geradas, são fatores importantes a se observar.

Boas vendas!

Deixe um comentário