A importância da harmonia no ambiente de trabalho

0

Trabalhar em equipe exige sintonia entre os funcionários. Porém, não é raro encontrar no mundo corporativo pessoas dispostas a atrapalhar a produtividade dos colegas.

“Um dos principais motivos que fazem com que as equipes tenham baixa produtividade são os conceitos interpessoais, que causam desgastes e interferem no alcance de resultados” – Diz a professora da área de Recursos Humanos do Senac de Marília, Juliana Lourenço do Carmo.

Não é fácil lidar com diferentes pessoas. Existem vários perfis dentro da empresa. Há aqueles mais tímidos, mais produtivos, criativos, outros mais passivos e etc.

Porém fiquem atentos àquelas pessoas com perfil que prejudicam o ambiente de trabalho, são as consideradas “difíceis“ de lidar. Geralmente são as que reclamam demais, agressivos ao falar, dissimulados, omitem informações, passam por cima de princípios éticos para obter vantagens, são bajuladores com colegas e chefes, não aceitam com facilidade receber sugestões ou correções.

Nesse caso o gestor deve ter um enorme jogo de cintura para conviver com pessoas desse perfil. Mudá-las é difícil, mas não impossível.

Identifique o que motiva o comportamento negativo dessas pessoas. Com uma simples conversa conseguimos perceber o que acontece com aquele colaborador, às vezes só quer chamar atenção, talvez esteja passando por algum problema pessoal ou até está insatisfeito com o trabalho.

Propor mudanças internas na empresa, impor limites, oferecer programas motivacionais são algumas atitudes que podem melhorar o relacionamento da equipe. Se mesmo diante das mudanças os problemas persistirem será necessário reavaliar e em casos extremos, tomar atitudes severas, como o desligamento da pessoa.

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo, onde as empresas estão buscando profissionais que venham a agregar e não o contrário.

Pessoas difíceis estão em todos os lugares, basta agir com assertividade, postura e decisão. Um bom relacionamento entre gestores e colaboradores contribui com resultados positivos.