Existem diferentes modelos de contratação, um dos mais comuns é via registro em carteira, também conhecido como CLT. É possível contratar por programas de aprendizagem, ou Jovem Aprendiz, e também como estagiários.
A principal diferença, é que a maioria existirá algum vínculo empregatício, ainda que com valores de recolhimentos diferentes. E aí entra o grande diferencial do estagiário, por não ser registrado em carteira e não ter vínculo empregatício.
Com a atualização da Lei do Estágio em 2008 (Lei 11.788/2008), além de manter a facilidade para uma empresa poder contratar estagiários, outra novidade foi a liberação de profissionais liberais também poderem contratar através do Órgão do Conselho (por exemplo arquitetos, dentistas, médicos, engenheiros, psicólogos, entre outros, passaram a poder contratar sem a obrigatoriedade de ter um CNPJ).
São inúmeras as facilidades e vantagens de trabalhar com estagiários, o fato de não ter encargos sociais e trabalhistas, permitem que empresas que não têm condições de arcar com os custos de um funcionário registrado em carteira, iniciem a contratação através do estágio.
Em muitos casos o estagiário é registrado depois de um tempo, até porque ele acaba conhecendo o ambiente de trabalho, as pessoas, e já demonstrou seu potencial.
Em relação à empresa, o estagiário traz consigo uma visão externa e inovadora. O aprendizado teórico desenvolvido na instituição de ensino contribui para a atuação prática no dia a dia.
A facilidade na hora de contratar, ausência de burocracias desnecessárias, o fato de não ter vínculo empregatício, investimento em pessoal com custo acessível, são alguns dos fatores que têm auxiliado cada vez mais empresas a optarem pelo nosso Programa de Estágios.
Outra vantagem são as diferentes áreas de atuação. Quando falamos de estágio para estudantes de ensino médio, que são considerados generalistas, eles podem atuar em diferentes funções como atendimento, vendas, administração, postagens em redes sociais, entre outros.
Já para estudantes de nível técnicos e superior, obrigatoriamente deverão existir atividades relacionadas a área do curso.
Praticamente todas as empresas podem contar com um estagiário na equipe, mas para isso em alguns casos é necessário quebrar barreiras, conhecer outras formas de contratação além da CLT, inovar e estar disposto a formar aquele que pode ser o novo talento.
VALE A PENA CONTRATAR UM ESTAGIÁRIO DURANTE A PANDEMIA?
Home / Blog
Compartilhar:
Comments are closed for this article!