PRODUTIVIDADE X SAÚDE MENTAL DOS COLABORADORES

0

A saúde mental de seus colaboradores é uma das preocupações da sua empresa? Vamos falar um pouquinho sobre como isso pode afetar diretamente você, empresário!

Cobranças diárias, metas para bater, alta competitividade, falta de reconhecimento, fazem parte da rotina de muitos profissionais. Essas frustações podem prejudicar a saúde mental de seus colaboradores comprometendo não só os mesmos, mas também, a produtividade da empresa.

Já parou para pensar que o trabalho é uma das mais importantes partes da vida de seu colaborador? Por isso sua empresa não deve oferecer apenas uma fonte de renda para seu funcionário ou estagiário, mas também, fazer com que o mesmo tenha satisfação no que faz e sinta o desenvolvimento profissional.

Separamos para você empreendedor, algumas dicas de como ajudar o seu colaborador:

Estabeleça metas claras e alcançáveis: Tente planejar metas alinhadas com a rotina de trabalho. Seu colaborador deve pensar na meta como INCENTIVO e não como excesso de trabalho;

Demonstre reconhecimento: Nada mais motivador do que um reconhecimento pelo trabalho bem feito. Mostre que você acredita no desempenho do seu colaborador e que a função dele é essencial para o crescimento da empresa.

Mantenha o feedback em dia: Dar um feedback para seus colaboradores demonstra que você quer ver o crescimento pessoal dos mesmos;

Desenvolva um ambiente acolhedor: Ter uma cozinha compartilhada, ou até mesmo uma poltrona para descansar no horário de almoço, podem ser ótimas opções para manter um funcionário motivado. Isso mostra ACOLHIMENTO e estimula a convivência entre seus funcionários, criando assim uma equipe mais entrosada e dinâmica;

Esteja aberto à uma jornada de trabalho flexível: Essa flexibilidade pode incluir horários negociáveis e também a forma de trabalho remoto. Se sua empresa tem a opção do HOME OFFICE, você pode até mesmo adotar o sistema híbrido. Assim seus funcionários e estagiários não cairão na rotina, podendo deixá-los mais produtivos.

Essas são algumas dentre diversas dicas que você pode usar para cuidar da saúde mental de seus colaboradores. Pense nisso , pois aumento de produtividade nunca é demais.