Me formei! E agora?

0

Tanto o fim do ensino médio quanto o término da faculdade, indicam o fim de um grande ciclo e é uma grande abertura para novas possibilidades. Entretanto, tudo que chega ao fim gera um certo pânico e preocupação, um pensamento que diz “ o que eu faço agora?” , visto que são escolhas que nós mesmos fazemos que podemos ou não levar para o resto da vida.

Um final de ciclo é o 3° ano do ensino médio, onde encontramos jovens curiosos, e não podemos negar, um pouco perdidos sobre o que fazer a partir daquele momento, que profissão seguir, perguntas como “o que eu quero ser?”, “será que eu vou ver feliz com isso?”, como se tudo dependesse disso. Por isso aqui vão algumas ideias do que fazer depois , para clarear e dar um tempo para outras escolhas importantes:

– Estudar para o vestibular
Estudar para passar numa prova não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação e concentração. É um meio de aprofundar os estudos e a chance de entrar numa faculdade nomeada. Além disso, é uma oportunidade de conhecer profissões que não sabíamos ao certo como eram. Também, a ideia de faculdade vem muito a tona, pois é uma realidade muito mais próxima com os métodos de estudos atuais como o EAD e os financiamentos. Para isso vale lembrar que a faculdade é uma grande oportunidade antes de ingressar no mercado de trabalho, pois gera uma qualificação comparado a outras pessoas que concorrem a mesma vaga. Não devemos fazer a faculdade como qualquer escolha, é importante que busquemos conhecer o curso e suas aplicações para não gerar frustrações futuras.

– Cursos técnicos
A vantagem do curso técnico é sua curta duração comparada a graduação. Mas não pense que esse caminho é mais fácil, pois ainda assim gera um grande estudo. Outra vantagem é que ele é bem visto pelo mercado, porque sua função é gerar profissionais mais qualificados para as empresas, tendo em vista um maior enfoque para tarefas práticas. Além disso, o técnico pode ser feito junto com o ensino médio. Então imagina só poder terminar o ensino médio com dois diplomas?

– Fazer intercâmbio
Essa oportunidade é a mais inesquecível de todas. Além de você ter a experiência de conheces novas pessoas, viver momentos únicos e conhecer diferentes lugares e culturas, as empresas valorizam muito a questão da língua estrangeira. Vale ressaltar que ter uma segunda língua, principalmente o inglês é um requisito muito importante dependendo da carreira em que você for seguir, então investir em um curso de idiomas é sempre uma excelente ideia.