Ter um bom relacionamento profissional, também conhecido por Networking, parece ainda ser um desafio para os brasileiros. Umapesquisa realizada com cerca de 650 executivos de médias e grandes empresas pelo IDCE (Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos) apontou que 80% dos entrevistados não utilizam essa ferramenta de forma eficiente.
E essa característica que faz toda a diferença, é mais importante ainda para quem deseja participar do mundo do empreendedorismo. Isso porque, você está por sua conta e risco. É preciso ganhar a confiança de clientes, fornecedores, parceiros, enfim, de toda uma complexa rede que ditará o sucesso ou fracasso de seu empreendimento.
De nada adianta ser muito conhecido pelas pessoas se elas não reconhecem suas qualidades profissionais. Da mesma forma, não adianta que todos conheçam seus feitos profissionais mas não se lembrem da sua empresa.
Por esse motivo é importante manter esse equilíbrio, ser conhecido e reconhecido. É preciso manter uma lista de contatos por perto, com pessoas que já passaram pelos mesmos desafios e que podem ajudar.
Além de ter humildade para aprender com os mais experientes, é observar muito atentamente o que os empreendedores de sucesso fazem para ter a fidelidade de seus clientes e crescerem sempre. Isso porque, o cliente satisfeito, que é parte de seu networking, fará sua propaganda gratuitamente e da forma mais eficiente que existe, que é a indicação para outros clientes de seus serviços ou produtos.
Comments are closed for this article!