É HORA DE REESTRUTURAR E RETER OS BONS COLABORADORES

0

Embora o Brasil ainda esteja na curva ascendente de contaminação pelo Coronavírus, a maior parte das empresas já está voltando ao trabalho normal. Outras, praticamente não pararam, mas mudaram muito sua forma de atuação e o trabalho dos colaboradores.

Naturalmente que ainda paira um grande pessimismo sobre o futuro próximo, mas agora é hora de arregaçar as mangas e se adaptar para o que vem por aí.

Sairá em vantagem a organização que tiver aproveitado o período de desaceleração para refletir e agir com relação à modernização de processos, produtos e serviços, políticas e estrutura de home office, gestão remota e atração e retenção de talentos, por exemplo.

E para caminhar com mais segurança nesses dias de incerteza, faz-se necessário analisar quais pontos é possível otimizar nas operações, quais foram as evoluções dos membros da equipe como pessoa e profissional, quais paradigmas a empresa quebrou em relação ao trabalho remoto e outras novidades. Ter essas informações em mente será fundamental para traçar novos planos e ganhar em competitividade.

Em relação ao quadro de colaboradores, é hora de avaliar a sua equipe e analisar quem são os profissionais-chave na estrutura da empresa. É importante ter um plano de retenção desses colaboradores que se destacam. Entre eles estão aqueles que mantiveram elevada a qualidade das entregas e o comprometimento, apesar das adversidades da forma de trabalho.

É hora de avaliar também se parte dos colaboradores ou os novos que forem contratados poderão continuar com a forma de trabalho remoto. Além disso, sempre que abrir uma vaga, verifique se é mais estratégico preenchê-la com um profissional permanente ou temporário.

Outra opção imprescindível é a contratação e treinamento de estagiários para atuarem neste novo formato de atividade econômica. Conte com a CENTRALESTAGIO.COM para encontrar esses novos talentos.