COMO CONTRATAR ESTAGIÁRIO DE FORMA ESTRATÉGICA EM 2021

0

Em 2020 vivemos um dos anos mais difíceis dos últimos tempos, com a Covid-19 tendo atingido praticamente o mundo inteiro.

Com muitas pessoas reclusas em suas casas para conter o avanço da doença, a economia também foi afetada, e empresas que já vinham enfrentando dificuldade fecharam suas portas.

Em 2021, aos poucos a população mundial está sendo vacinada e vemos uma esperança, mas a economia ainda caminha muito devagar para retomar o que era antes da pandemia. Alguns especialistas apontam que para retomar o crescimento que poderíamos ter em 2020, ainda levarão muitos anos.

Diante desse cenário, uma opção é a contratação de estagiários. Por não ter vínculo empregatício, ajuda a aliviar as contas da empresa, além de ter um importante papel social na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho.

Antes da contratação, separamos abaixo algumas dicas para apoiar a decisão de contratar um novo estagiário para sua empresa:

1 – Existe demanda interna: O primeiro fato a se observar é sem dúvida o impacto que uma nova pessoa irá trazer para o setor. Nesses casos, alguma área está com uma demanda maior que a capacidade atual da equipe.

2 – Cultura interna: Existe internamente uma política para apoio e desenvolvimento de estagiários? Já faz décadas que caiu a cultura ultrapassada de achar que estagiário é apenas para servir café e tirar xerox. O estagiário hoje é parte fundamental do negócio, e com os demais membros da equipe, pode trazer soluções para a empresa e aumentar a rentabilidade.

3 – Oportunidade de crescimento: Não é obrigatório que uma empresa efetive o estagiário após a conclusão do estágio, mesmo que tenha sido com a duração máxima de dois anos. Mas enquanto o estagiário estiver na empresa e puder mostrar seu valor, ser desafiado e crescer profissionalmente, além de trazer bons frutos para o negócio, prepara também para a possível efetivação.

4 – Formação de novos colaboradores: Se o intuito é o de formar o próximo funcionário da empresa, então os três pontos citados anteriormente precisam ser preenchidos.

O primeiro por questões óbvias, para não ter funcionários ociosos.

O segundo porque com uma cultura interna falha, a chance de um talento sair da empresa ou não querer seguir trabalhando no local aumenta, e com isso todo o trabalho de recrutamento, e o tempo investido no treinamento são desperdiçados.

E o terceiro porque ao proporcionar o crescimento do estagiário, quando ele for efetivado, já encurta caminhos na sua área de atuação.

Conta pra gente em nosso Linkedin ou em nosso Facebook sua dúvida sobre estagiários.