A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK

0

Quando colocamos nossa opinião, sobre um comportamento ou um ato que ocorreu, é comum utilizarmos o termo “feedback”. O feedback, nada mais é, que uma troca de informações, seja ela entre os funcionários, chefes, lideres, etc.

É importante sabermos que o Feedback não se resume a atos positivos ou negativos, mas também, como uma forma de melhoria contínua dentro das empresas. Não importando o cargo, ou setor que um funcionário está, todos precisam ser analisados, de acordo com o que entregam à organização. Porém, existem diversas formas de passar ao outro, o seu ponto de vista, e pode ser algo que requer muita cautela, tanto nas palavras, quanto no ambiente em que irá conversar.

Existem diversos tipos e maneiras de aplicar um feedback. Destaco abaixo, três delas:


Feedback Oportuno: Eles devem acontecem no ambiente adequado á conversa. Um exemplo seria sobre o Feedback positivo, que pode ser dado em frente a equipe, seja ele uma parabenização, um prêmio, etc. Já o feedback negativo, funciona melhor em um ambiente particular.

Feedback Específico: É importante ser direto sobre o que você gostaria de passar. Uma dica, é não dar vários Feedbacks ao mesmo tempo.

Feedback Construtivo: Esse tipo de Feedback, consiste em abordar uma ação ou atitude que teve um retorno negativo para a empresa e que deve ser trabalhado. É importante sempre dar um caminho ao seu funcionário, perguntando se aconteceu alguma coisa, ou se existe algo dentro da empresa no qual ele queira conversar… Colocar os sentimentos para fora, ajudará a melhorar o comportamento do mesmo no ambiente de trabalho.

Acreditamos que todos precisam ser analisados, para compreendermos se estamos alcançando nossos objetivos de acordo com nossos resultados, e saber o que o outro pensa é necessário para o bom convívio e fortalecimento das relações. A falta do feedback pode tornar as coisas difíceis dentro da empresa, pois além de atrapalhar o desenvolvimento pessoal, diminui também a motivação e com isso a queda de produtividade.

Concluímos que o Feedback é um processo de extrema importância dentro das organizações, e que deve ser realizado com frequência e transparência. Expondo ideias, o trabalho pode fluir com mais agilidade.