Teste sua ideia antes de criar um novo negócio

0

Com as novas tecnologias e as facilidades que elas trazem, está ocorrendo também um fervilhar de ideias novas e empreendedorismo. As pessoais estão percebendo problemas no mercado aos quais caberiam soluções interessantes.

Mas desde o passo de perceber, estudar a situação, desenhar uma boa alternativa até lançar um negócio, a caminhada é árdua.

A boa notícia é que atualmente está mais fácil testar uma ideia, desde que ela já esteja redonda, ou seja organizada de tal forma que seja fácil explicar a proposta para seu interlocutor e ser compreendida. E o primeiro teste começa aí, apresentando para amigos e familiares para ver se eles captam a sua proposta.

O próximo passo pode ser o lançamento de uma página estática na internet, apenas salientando o que é a sua ideia e pedindo o contato de pessoas que tenham interesse quando ela for lançada.

Essa é a tática mais usual, pois é extremamente simples e ajuda a perceber quantas pessoas estão dispostas a deixar seus contatos a fim de saber mais sobre a sua futura startup. Oferecer um mimo ajuda, como por exemplo um e-book. Isso aumentará o número de pessoas interessadas na questão.

Colocar sua ideia em grupos na internet também é uma opção. Não tenha medo de que alguém “roube” seu projeto, pois geralmente as pessoas copiam algo que já está tendo sucesso. Assim, soltar a ideia em grupos tende a não gerar roubos, e sim boas sugestões e conexões.

Para os mais ousados vale também usarem o crowdfunding (financiamento coletivo). Caso não consiga atingir um número estipulado de pessoas para fazer seu negócio acontecer, pode ser  um sinal de que o mercado não está interessado na sua proposta.

Ou seja, com esses testes simples aumentam suas chances de começar um novo negócio já com mais clareza  e entendimento do potencial de mercado.