Mindfulness: como aplicá-lo no seu dia a dia

0

Você já se pegou pensando nas várias atividades que você teria que realizar no dia? Seja nas responsabilidades dentro de casa, nas ligações e problemas do serviço ou nos milhares de textos da faculdade? Ou até mesmo quando você fica se remoendo pelas coisas que você fez que não achasse certo ou deixou de fazer por medo? Isso mostra que nossa cabeça está há mil todo tempo, sempre estamos com pensamentos que nos tiram a concentração do nosso momento atual.
Quando estamos perdendo esse controle e entrando no “modo zumbi” é que devemos procurar uma ajuda de como sair desse transe.
Por isso, um método muito falado e recorrido nos dias de hoje é o Mindfulness, que significa “atenção plena” no seu presente, sabendo distinguir o passado e futuro da sua vida atual, não esquecendo, mas sabendo o momento certo de aproveitar cada momento de aprendizagem. Além disso, é um momento perfeito para seu cérebro ter um descanso, visto que ele recebe centenas de informações por dia, e às vezes nem tudo é armazenado corretamente por falta de atenção.
A técnica do Mindfulness, além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, pode proporcionar uma melhor noção de empatia e paciência, uma vez que você passa a ter uma maior noção das coisas que acontecem ao seu redor e entender que nem tudo está no nosso controle; o domínio das suas emoções, já que você passa a se conhecer melhor e suas decisões não são mais tão impulsivas.
Para praticar o Mindfulness, você não deve sair fazendo todas as dicas ao mesmo tempo, mas sim procurar aquela que mais cabe dentro do seu jeito de ser e aplicar constantemente na sua vida. Sejam elas:

• Meditar em lugares calmos e silenciosos
• Meditar enquanto caminha
• Eliminar as distrações, ou seja, liste situações que te distraiam e as elimine
• Preste mais atenção na natureza
• Faça atividades que envolvam seu corpo e mente como aulas de yoga, pilates ou artes marciais
• Técnicas de respiração

Pensando em como facilitar esse técnica de atenção plena e autocuidado, alguns aplicativos estão sendo criados para ajudar, são eles:
Primed Mind: esse app ajuda na criação de metas e objetos pessoais e profissionais através de dicas de como ter novos hábitos.
Remente – Self Improvement: esse app também é voltado para atingir metas, somado ainda em ter um planner, um gráfico de visualização de rotina e dicas de como ter um autocontrole
Simple Habit: esse app é voltado para meditação, principalmente para aqueles que querem começar mas não sabem por onde, tendo um tempo de no máximo de 15 minutos para a atividade.

Vale ressaltar a ideia que se você tiver transtornos mentais, como depressão, esquizofrenia ou transtorno bipolar, o aconselhável é a procura de uma terapia, que vai te ajudar de maneira mais intensa no tratamento.

“Se você quer dominar a ansiedade da vida, viva o momento, viva na respiração”.
– Amitir Ray –