5 dicas para sua empresa superar o novo Coronavírus

0

É inegável que o Covid-19 está fazendo mudanças profundas na sociedade. Tudo está sendo repensado, desde transporte, educação, saúde, e claro, os negócios, sejam eles de bairro ou multinacionais.

Os mais frágeis e afetados nesse momento são os pequenos comércios, até por trabalharem atendendo um público que hoje não está mais transitando na rua, e tem realizado suas compras para receber em casa. Relacionamos abaixo dicas para você empreendedor tenta superar esse momento.

1- Nada de pânico ou desespero
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que entrar em desespero irá aumentar as chances de tomar más decisões, por isso reveja sua rotina, coloque horários específicos para suas atividades pessoais e da empresa. Evite focar apenas no problema, pensar em soluções mais do que no cenário atual é o mais sensato neste momento.

2- Entenda que seu negócio mudou
É necessário entender que nada mais será como antes, e que a disseminação do novo Coronavírus pode durar mais alguns dias, semanas ou até meses, então se o seu negócio dependia de clientes irem pessoalmente, é urgente que você adote medidas que possibilitem atender os clientes em suas casas (U-R-G-E-N-T-E), sob pena de sua empresa não aguentar tanto tempo parada.

3- Negociação com fornecedores
Todos estão enfrentando o mesmo problema, acredite. Enquanto você liga e pede flexibilização de prazo e pagamento para seus fornecedores, eles também estão fazendo isso com as fábricas, ou talvez sejam seus clientes que estão pedindo um tempo a mais para pagar. Uma hora essa corda vai estourar de um ou mais lado se continuarmos assim, mas nesse momento ainda podemos tentar negociar algo que nos permita respirar por algum tempo.

4- Linha de crédito
A primeira dica sobre isso é: Cuidado!

O juros no Brasil já estava muito baixo, com a taxa Selic batendo recorde e flexibilizando empréstimos, financiamentos e consórcios. E agora estão saindo novas linhas de crédito do Governo Federal, que já anunciou um pacote de R$ 40 Bilhões para que as empresas consigam crédito acessíveis e possam honrar seus pagamentos com funcionários, fornecedores ou o que mais precisarem.

A grande questão aqui é que você precisa planejar quanto tempo resiste com o seu negócio como está no momento, lembrando que pode durar meses nesse cenário que estamos, ou seja, tomar empréstimo pode te complicar muito mais no futuro.

5-Busque ajuda
Se você não tem conhecimento em vendas pela internet, procure ajuda, muitas pessoas estão se solidarizando neste momento e prestando consultorias de forma gratuita.
Se o seu caso for ter um direcionamento melhor sobre que atitudes tomar nesse momento, o Sebrae está com uma página em seu portal dedicada exclusivamente para as pequenas empresas sobreviverem nesse período, basta acessar o link: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus.

Lá você encontrará dicas sobre as flexibilizações que estão acontecendo na legislação, dicas para o seu segmento, exemplos de empreendedores que estão superando a crise, principais linhas de crédito e muito mais.

Desejamos neste momento forças e fé para superar esse momento único em nossa história recente, e que ao final você possa sair fortalecido e muito mais experiente.